Os 10 Piores Alimentos do Mundo

Nutricionista pós-graduada em Prescrição de Fitoterápitos e em Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva, professora e Palestrante.
Géssica Carvalho


Visualizações:
Nenhuma visualização
Confira abaixo algumas informações sobre os piores alimentos e suas características:
1 – Refrigerantes (normal e zero açúcar)
Esta bebida é rica em açúcar. Uma lata de 350 ml do refrigerante tipo cola possui 37 gramas de açúcar. Então, caso a pessoa beba uma lata por dia em um mês ela terá consumido cerca de um quilo de açúcar, já o zero é RIQUÍSSIMO em sódio e adoçantes aumentando o risco de infarto e diabetes tipo 2.
Os refrigerantes também estão associados a problemas respiratórios. “Eles proporcionam um excesso de energia levando ao aumento do peso que é estocado no organismo na forma de tecido gorduroso.
2 – Cachorro Quente
Um salsicha de 50 gramas possui 24% do valor diário de gorduras totais, 20% de gorduras saturadas e 20,3% de sódio. A salsicha é uma carne processada como o bacon e por isso apresenta os mesmos problemas de saúde. Além disso, para a conservação da salsicha são utilizados nitritos e nitratos que no estômago se transformam em nitrosaminas, elas têm forte ação cancerígena levando a altos índices de câncer no estômago.
3 – Bacon
50 gramas diários de carnes processadas como o bacon aumentam em 42% o risco de problemas cardíacos e em 19% o de diabetes tipo 2. Este alimento possui gordura saturada, de modo que uma fatia equivalente a 10 gramas possui 6,4% do valor diário desta gordura, que sofre um processo de oxidação que facilita o aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas levando ao comprometimento cardíaco.
Além disso, o consumo de carnes processadas aumenta em 19% o risco de cancer de pâncreas. Tudo isso, por conta das utilizadas para preservar este tipo de alimento são transformadas no nosso corpo em substâncias que podem afetar o DNA e aumentar o risco de câncer.
4 – Batata frita
O principal problema da batata frita está no fato de ela ser uma fritura. Quando o alimento é submetido a altas temperaturas sofre a glicação que é uma modificação molecular. “O que esta diretamente relacionado com o aparecimento de doenças cardiovasculares e também o câncer”. A porção de 100 gramas de batata frita possui 14% do Valor Diário de gordura saturada.
5 – Fast Food (Pizza congelada / Lanches )
Após comer fast food, que são alimentos ricos em carboidratos simples, sal, gordura e conservantes artificiais, o organismo passa primeiramente por um estado de êxtase pela efeito do açúcar no cérebro, para em seguido sofrer consequências mais graves como hipertensão, doenças cardíacas e obesidade. Além do alto teor de calorias que favorece o ganho de peso; acnes; cansaço; inchaço.
6 – Sorvete
O sorvete de massa industrializado não é interessante por ser pobre em nutrientes. “Este doce possui carboidratos de baixo valor nutricional, ou seja é rico em açúcar, que vão ser absorvidos rapidamente pelo organismo e serão transformados em gordura”. O consumo em excesso deste alimento pode facilitar o aumento de peso. Uma bola da versão sabor chocolate, equivalente a 60 gramas, contém 130 calorias e 18,5% dos valores diários de gorduras saturadas que um adulto necessita, este alto valor existe principalmente por ter uma série de aditivos incluídos no alimento ao longo da fabricação, o leite integral possui gorduras saturadas, mas não são poucas.
Levando risco do aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas, levando a doença vascular que pode comprometer o coração, os rins e o cérebro a longo prazo.
7 – Margarina
De novo, o colesterol. A maior parte das margarinas é feita com óleos vegetais líquidos hidrogenados – que são gordura trans. Ela não é reconhecida pelo organismo e, portanto, não é metabolizada. Isso contribui, entre outras coisas, para o ganho de peso e a maior probabilidade de sofrer um ataque do coração.
A margarina é considerada um “semi-plástico”.
8 – Churros e Donuts
Entre 35% e 40% da composição dos churros ou donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.
9 – Sal
Uma das consequências do consumo excessivo do sal é a hipertensão, responsável pelo maior índice de infartos e acidentes vasculares cerebrais. Além disso, o sal retém líquido, deixando a pessoa inchada. O recomendado é ingerir no máximo 6g por dia, contando com o sal já existente na comida. O problema maior aqui é a quantidade de sódio existente em alimentos que você nem imagina, como doces por exemplo. Fique sempre atenta às embalagens dos produtos, sempre observando a quantidade de sódio.
10 – Pão Branco
O sabor do pão branco pode ser melhor do que o do integral (há controvérsias!), mas o pão branco é cheio de produtos químicos que fazem dobrar a quantidade de fermento em seu organismo. Isso pode causar infecções de vários tipos. O pão branco causa inchaço, gases intestinais e problemas digestivos. Além disso, em termos de índice glicêmico, comer pão branco é pior até do que comer açúcar puro! Opte sempre pelo pão integral.
“Somos as escolha que fizemos ontem!”
Com amor, nutri 💓
Compartilhe: